Na rota do “Memorial do Convento” - Passeios Turísticos e Transfers - João Silva Clássicos

Na rota do “Memorial do Convento”


O romance de José Saramago, nobel da literatura, serve de inspiração à rota cultural que pretendemos dar a conhecer num passeio original e divertido. Percorrendo alguns dos lugares mais emblemáticos a Norte de Lisboa, este passeio passa por alguns dos mais significativos pontos referidos no livro “Memorial do Convento”.

Opção de um dia:

Este passeio inicia-se em Lisboa, em local a combinar. A passagem pela Praça da Figueira e a sede da Fundação José Saramago, na emblemática Casa dos Bicos serão pontos de passagem obrigatórios. De seguida, tomaremos a direcção de alguns pontos de interesse patrimonial e paisagístico, situados no concelho de Loures:

A foz do Trancão (a importante via de comunicação do século XVIII referida na obra), Unhos (povoação bastante antiga, onde se avista a lezíria de Loures e o Rio Trancão) e Santo Antão do Tojal, com um importante conjunto artístico edificado: o aqueduto, a Fonte Monumental e o Palácio dos Arcebispos (século XVIII). Saindo do concelho de Loures, dirigimo-nos a Mafra, onde as antigas casas da Câmara e o pelourinho são importantes pontos de visita, a par do Palácio/Convento, escol da arte setecentista em Portugal, e que serve de inspiração ao livro do nobel da literatura. Rumando às praias da região, a passagem pelo Sobreiro e o museu de olaria de José Franco são um marco incontornável. Antes do regresso, a passagem por algumas praias da Ericeira, importante porto piscatório de outrora e capital do surf.

Marque já o seu passeio connosco!